Trabalho na Noruega

A Noruega é o país com o melhor índice de qualidade de vida do Mundo, e também aquele onde os empregos são mais valorizados, financeiramente e socialmente.


Sendo uma das nações onde as desigualdades salariais são pouca significativas, todas as profissões são bem remuneradas, e o sistema de Segurança Social é dos mais completos da Europa. A Noruega lidera igualmente a lista dos países mais democráticos do Mundo. Um país com tantas qualidades é certamente procurado por muitos emigrantes e conseguir trabalho não é tarefa fácil. Tarefa facilitada têm todos aqueles que para além da língua materna têm fluência em Norueguês, para todos os outros é essencial falar e escrever em Inglês, a 2ª língua deste país nórdico.

Procurar Trabalho


O serviço governamental de emprego chama-se NAV. Existem centros NAV nas principais localidades norueguesas com as vagas disponíveis e facilidade de utilização de computador com internet, telefone, fax e fotocópias para quem se encontra desempregado. Se pretender pode inscrever-se no NAV da localidade onde reside.
Estes centros também dão informação acerca das candidaturas disponíveis através de:
  • Telefone: +47 800 33 166
  • E-mail: eures@nav.no
Para facilitar a mobilidade e a candidatura dos europeus que procuram trabalho na Noruega a NAV lançou uma base de dados de Currículos Vitae, onde as empresas locais procuram candidatos internacionais.
A procura actual de trabalhadores incide essencialmente sobre os seguintes setores:
  • Assistência médica;
  • Turismo;
  • Engenharia;
  • Educação Pré-Escolar;
  • Algumas profissões na Indústria e Construção.
Aceda aqui à base de dados gratuita e aberta a todos os cidadãos da União Europeia.

Informação Geral

Os cidadãos da UE-União Europeia e da EEE-Espaço Económico Europeu não precisam de visto de residência podendo ficar na Noruega até 6 meses à procura de trabalho. Todas as pessoas fora do espaço UE/EEE e EFTA devem requerer um visto de residência com autorização de trabalho. Mais informação disponível em http://udi.no
Em ambos os casos é necessário efectuar o registo na policia até 3 meses desde a data de chegada,  este registo pode ser efectuado electronicamente em http://www.selfservice.udi.no e em seguida apresentar-se na esquadra da policia da sua área de residência ou num dos Centros de Serviço dos Negócios Estrangeiros que pode consultar em http://sua.no

Ofertas disponíveis


Quase todas as ofertas de emprego estão acessíveis através da internet em:

Site Institucional NAV em Inglês, https://www.nav.no/stillinger/stillinger?q=english
Anúncios em Noruegês, http://www.finn.no/jobb/
Empresas de recrutamento, http://www.gulesider.no/finn:recruitment++services

comment 0 comentários:

Enviar um comentário

Delete this element to display blogger navbar

 
Powered by Blogger