Nestes tempos difíceis muitas empresas continuam a contratar, embora menos, procuram sobretudo maior qualidade profissional, tentam descobrir pessoas com talento que consigam fazer a diferença no meio da concorrência empresarial.
Mas descobrir estes profissionais talentosos não é fácil, os critérios de escolha comuns pelo Curriculum Vitae e as entrevistas podem nãos ser suficientes e falham inúmeras vezes. Quantos candidatos foram seleccionados pelos seus bons CV e óptimas entrevistas e na prática revelaram-se autênticos falhanços? Muitos certamente, demasiados!!
Um livro excepcional The Rare Find de George Anders explora este tema após uma investigação de 2 anos e meio, introduzindo métodos e ferramentas para detecção de candidatos excepcionais.
Que linhas seguir para detectar estes talentos:
- Não ignorar os candidatos com currículos irregulares, com altos e baixos, os que tiveram sucessos e fracassos profissionais. Lembre-se da máxima que o ser humano aprende com os seus erros, adquire experiência com os seus falhanços, e estas pessoas provavelmente estarão melhor preparadas para situações profissionais extremas;
- Atenção redobrada quando os candidatos são ousados, cheios de qualidades positivas, pessoas que elevam os seus valores ao céu, provavelmente estão a sobrestimar-se e podem apresentar problemas de motivação e relacionamento em trabalhos de equipa;
- Tentar ler nas entrelinhas, descobrir quem não se auto-valoriza, é honesto mas cheio de aptidão e força de vontade.
A maior parte das empresas de grande sucesso mundial e em grande crescimento contrata pessoas baseando-se nestes factores, falamos por exemplo da Google e do Facebook, outras ainda optam pelos padrões rígidos como a Yahoo.
Se é candidato a um emprego e a sua carreira teve aspectos positivos e negativos não tenha vergonha dos seus fracassos, valorize-os pela lado da experiência que conquistou.
Se é candidato a um emprego e a sua carreira teve aspectos positivos e negativos não tenha vergonha dos seus fracassos, valorize-os pela lado da experiência que conquistou.
0 comentários:
Enviar um comentário