A partir de 31 de Maio de 2013 a Suíça pretende aplicar uma forte redução nos vistos de trabalho que atribui aos cidadãos europeus.
Esta medida surge pelo aumento exponencial de imigrantes oriundos sobretudo de Espanha, Portugal e Itália. Este tipo de restrição já é aplicado pelo estado helvético aos países da Europa de Leste, que têm número limitado de vagas.
Esta medida é possível através de uma clausula de salvaguarda incluída no protocolo que a Suíça assinou com a União Europeia em 1999 sobre a livre circulação de pessoas e bens, e que prevê restrições nos vistos de trabalho desde que o número de pedidos ultrapasse em 10% a média dos últimos 3 anos.
O ministro suíço Didier Burkhalter declarou à televisão nacional RTS que está em estudo a aplicação da clausula a partir do fim de Maio, existindo a dúvida se a restrição aplica-se apenas a países do Sul ou a toda a Europa.
A medida que terá a duração temporal de um ano têm a forte oposição da União Europeia que já anteriormente tinha criticado a Confederação Helvética sobre a restrição imposta à Hungria, Polónia, Letónia, Eslováquia, Estónia, Republica Checa, Lituânia e Eslovénia, aos quais atribui apenas 2.000 vistos.
A resolução ainda não é definitiva pois existem motivos económicos como a contínua necessidade de mão-de-obra barata que os setores da agricultura e turismo continuam a necessitar.
https://net-empregos.blogspot.com/2012/02/emprego-na-suica.html
https://net-empregos.blogspot.com/2012/02/emprego-na-suica.html
Enviar um comentário