10 Mitos numa Entrevista - Parte II


10 Mitos numa Entrevista - Parte II




Continuação da 1ª Parte 10 Mitos numa entrevista

Mito 5: Existe sempre a resposta ideal
A forma como desenvolve a sua resposta é quase sempre mais importante do que a própria resposta, se for questionado com um hipotético problema para resolver, tente encontrar uma situação idêntica na sua experiência profissional e conte como a resolveu.
Mito 4: Se tiver boas qualificações a aparência não interessa.
Em muitas investigações sobre este tema ficou provado que o aspecto físico é muito importante aquando da tomada de decisão da contratação. Quem diga o contrário está a mentir. Mesmo inconscientemente todos nós damos importância ao aspecto, mesmo que não seja um modelo capa de revista é impossível não levar em conta o aspecto saudável, enérgico e confiante.
Mito 3: Quando questionado onde se vê daqui a 5 anos deve responder com enorme ambição.
A pergunta dos 5 anos é uma rasteira muito conhecida. Os entrevistadores esperam que você não se acomode profissionalmente mas também não esperam uma ambição desmesurada. Responda com: "Ficarei feliz num emprego desde que esteja em constante aprendizagem e evolução e possa dar uma contribuição valiosa à empresa".
Mito 2: Se a empresa o está a entrevistar é porque a posição está aberta.
Não. O lugar até pode não existir, muitas empresas utilizam as entrevistas para estudar o mercado de trabalho. Perguntam a sua qualificação, experiência, perfil profissional e base de vencimento para obter comparações com o quadro remuneratório interno. Noutras ocasiões até já têm um candidato em mente, mas as entrevistas são apenas para dar um ar oficial à contratação. Mesmo que seja uma entrevista falsa, vale sempre a pena ir, quanto mais não seja pela experiência e desafio, até porque se correr bastante bem, de certeza que o seu contacto ficará em destaque para futuras contratações.
Mito 1: A pessoa mais qualificada é a contratada.
Tal como num encontro amoroso, também numa entrevista se não existir química nada feito. Um candidato menos qualificado mas com a personalidade certa para a empresa e que desperte o interesse do entrevistador, ficará com o lugar. Como avaliar se despertou a atenção?
No fim da entrevista certamente lhe perguntam se tem algumas questões. Se notar que estão com dúvidas acerca de si, pergunte-lhes qual o candidato ideal para a posição? Após a resposta pondere onde poderá ter ficado a dúvida acerca das suas qualificações e acrescente algo mais para colmatar essa falha. Feche assim a entrevista com chave de ouro.
Artigo Original na Fortune on CNNMoney.com

comment 0 comentários:

Enviar um comentário

Delete this element to display blogger navbar

 
Powered by Blogger