Formas para vencer o desemprego


É difícil vencer o desemprego, manter a moral elevada e continuar a pesquisa de novas oportunidades de trabalho sem desmoralizar. Deixamos aqui algumas formas para vencer o desemprego facilmente:

Torne-se num perito
A sua função actual é "Procurar Trabalho" e por isso veja esta nova profissão como um desafio que merece o seu melhor empenho, tal como outros desafios que já teve no passado. Não se limite a responder aos anúncios, seja pro-activo,  analise todas as oportunidades e contactos que dispõe. Imagina que o contratavam para arranjar um emprego, como procederia, actue dessa forma.

Ligue-se a pessoas que acreditam em si
Mantenha-se próximo de pessoas que acreditam em si e confiam que vai conseguir ultrapassar este obstáculo, essa força vai ajudá-lo a manter o moral e auto-confiança elevados.

Seja Voluntário
Ofereça-se como voluntário em organizações de caridade, Cruz Vermelha, Quercus, hospitais, grupos comunitários e até grandes empresas. Ofereça o seu valor profissional, fará sentir-se útil e poderá estabelecer novos contactos  que o podem conduzir a novas oportunidades de trabalho.

Rotina
Estabeleça uma rotina diária, não se desleixe. Faça uma agenda diária com horários definidos e cumpra-os, isso vai ajudá-lo a aumentar a produtividade na sua nova ocupação: Procurar Trabalho.

Tempo Livre
Estabeleça na sua rotina diária um horário para o tempo livre, desde ginástica, corrida, jardinagem, leitura ou uma simples caminhada a pé diariamente. Ajuda a quebrar o stress e a libertar as endorfinas para o deixar bem disposto.

Não desanime
É comum desanimar e sentir alguma frustração após várias entrevistas sem qualquer resposta, e começar a por em causa o seu valor e forma de actuação. Não é caso para isso, lembre-se que nos tempos que correm as oportunidades são escassas e os concorrentes são muitos, você não é um caso isolado, acontece o mesmo com outros milhares de candidatos, provavelmente aconteceria o mesmo até com génios como o Einstein.

Contacto Físico
As novas formas de comunicação como os e-mails e redes sociais (LinkedIn, Facebook e Twitter) são muito úteis na forma de pesquisa e contacto mas deve igualmente promover o contacto físico, quanto mais não seja um café com os seus antigos colegas de escola e profissão, amigos e conhecidos. O isolamento no desemprego de longa duração pode conduzir à depressão. Se estiver cara a cara será mais fácil recordarem-se de si.

comment 0 comentários:

Enviar um comentário

Delete this element to display blogger navbar

 
Powered by Blogger