Entrevista: Perguntas e Respostas

Chegou o grande dia da entrevista de emprego, pensou nas perguntas possíveis e na resposta acertada, mas está preparado psicologicamente?


Parece que tecnicamente preparou bem a lição para enfrentar os profissionais dos Recursos Humanos:
  • Tem um Curriculum bem elaborado e sabe como detalha-lo;
  • Informou-se sobre a empresa recrutadora;
  • Conhece os preconceitos e mitos das entrevistas;
  • Pensou nas perguntas mais prováveis e leva respostas adequadas.
Mas o que pode desconhecer é que numa simples sessão podem proceder à avaliação do seu perfil psicológico pela forma como responde às questões, mesmo que o detalhe dessa área esteja reservado para os testes psicotécnicos. Analisamos algumas distorções cognitivas mais comuns das respostas dos candidatos e prejudiciais para a sua selecção.

Responsabilidade
Um dos grandes defeitos do ser humano e em especial dos latinos é tentar responsabilizar terceiros pelos seus erros e fracassos.
Imagine que no decurso da entrevista culpa o seu antigo chefe pelo fracasso de um projecto profissional, até pode ser 100% verdade, mas está a proceder a uma acusação cuja outra parte não tem direito à defesa, e a que o entrevistador pode interpretar como uma desculpa da sua parte. Se hoje você se desculpa com os erros dos outros, amanhã provavelmente culpará o seu futuro empregador.

Destino
Igualmente frequente é a tentativa de atribuir o insucesso ao destino, ao azar, à pouca sorte ou a factores ligados à religião como Deus não quis!. Ao justificar algum dos seus comportamentos a factores que não controla passa uma imagem de que o seu percurso profissional ruma à deriva, como de um jogo de roleta se tratasse. Nenhuma empresa quer contratar funcionários cujos procedimentos tem desculpas como as de um jogo de sorte e azar.

Preto e Branco
Não analise a sua vida profissional a preto e branco, sim ou não, bom ou mau. Este defeito, mais comum  nos profissionais da área das ciência e tecnologia, demonstra a incapacidade de valorizar os aspectos positivos nos falhanços ou a oportunidade de melhorar mesmo quanto tudo corre bem. Veja o Mundo a cores.

Razão
Existe sempre alguém que acha que sabe tudo e tem sempre razão. Esperamos que não seja você. Transmitir um mundo perfeito sem erros é cenário de um filme e não corresponde à realidade, admita os seus erros.  Ninguém contrata o Super-Homem, porque ele não existe.

Elimine da sua vida estas distorções cognitivas e enfrente as perguntas de uma entrevista com respostas reais, honestas e verdadeiras.

comment 0 comentários:

Enviar um comentário

Delete this element to display blogger navbar

 
Powered by Blogger